segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TERMINAL ALVORADA - SUAS PRIMEIRAS LINHAS

Há cinco anos pessoal da Baixada Fluminense passou a viver o que o pessoal do município do Rio de Janeiro vivenciou a partir de 1981. Se o pessoal hoje vislumbra a circulação das linhas de cidades como Duque de Caxias para o Terminal Alvorada, imagina o que os cariocas vivenciaram em 1981, quando a Barra da Tijuca começava a se tornar algo mais do que o antigo bairro de veraneio ou de eventuais corridas automobilísticas.

Esta foto é do acervo do historiador de transportes Marcelo Almirante, sempre nos brindando com relíquias fotográficas na Internet, e mostra os ônibus amontoados se preparando para receber os passageiros. O serviço se limitava às linhas da Zona Sul, Centro e proximidades da Barra e Jacarepaguá, e foi inaugurado em 22 de setembro de 1981. Nessa época, eu mesmo conheci o Barra Shopping através de uma excursão escolar.

Aqui vai a lista das linhas inauguradas naquela época:

175 Estrada de Ferro / Alvorada (via Copacabana / Av. das Américas)
179 Estrada de Ferro / Alvorada (via Jardim Botânico / Sernambetiba)
523 Botafogo / Alvorada (Integração Metrô / via Copacabana e Sernambetiba)
524 Botafogo / Alvorada (Integração Metrô / via Jardim Botânico e Av. das Américas)
705 Alvorada / Barra (via Sernambetiba)
706 Alvorada / Curicica (via Rio Centro)
707 Alvorada / Vargem Grande (via Estr. dos Bandeirantes)
1136 Alvorada / Aeroporto Santos Dumont (Rodoviário sem ar condicionado)
2018 Aeroporto Internacional (Galeão) / Alvorada (Rodoviário com ar condicionado - Real Auto Ônibus)
2144 Aeroporto Internacional (Galeão) / Alvorada (Rodoviário com ar condicionado - Paranapuan)
2151 Castelo / Alvorada (Rodoviário com ar condicionado)

ALGUNS DESFECHOS:

- As linhas 175 e 179 ganharam versões para o Recreio no percurso normal ou via Linha Amarela. Em 2010, elas mudaram seus códigos para 309 e 310.
- A 523 mudou seu destino para o Leme, voltou para Botafogo e depois para o Leme, que é o atual.
- A 179 chegou a ter uma "filha" com destino próximo à garagem da Real em Bonsucesso: S035 Maré / Alvorada (com ponto inicial no Parque União).
- A 1136 foi extinta e o número foi reaproveitado para outra linha sem relação com a área: Castelo / Campo Grande (via Av. Brasil / Mendanha), atual 2336. Mas outra linha para o Campo Grande nesse esquema serve a Barra da Tijuca: 1134, via Praia de Copacabana, atual 2338.
- Em 1984, a Redentor cria uma frota para linhas da região com um visual diferente, com blusa branca e saia cinza. É o embrião das futuras partilhas da empresa, que gerou na Barra, Litoral Rio (depois desvinculada do Grupo Redentor) e Futuro.
- A 2144 foi extinta, sobrando a 2018. Esta linha chegou a ter o percurso reduzido para São Conrado (Hotel Nacional), mas depois voltou ao percurso original, que prevalece hoje.
- A 705 hoje é nomeada Barra Shopping / Jardim Oceânico. Continua atendendo a Barra da Tijuca.
- A 706 ganhou uma "irmã", a 708, também denominada originalmente Alvorada / Curicica. Mas nos últimos anos as linhas ampliaram seu percurso, virando 706 Colônia (Juliano Moreira) / Alvorada e 708 Lgo. do Remi (Outeiro Santo) / Alvorada.
- Ainda nos anos 80 foram criadas várias linhas para a Zona Oeste (Campo Grande, Bangu e Santa Cruz), Jacarepaguá e a região de Madureira e Cascadura.
- A linha 690, que antes ligava Méier a Cidade de Deus, teve seu percurso redirecionado e ampliado para o Terminal Alvorada e o entorno da Av. das Américas chamado "Downtown" (entre a Alvorada e o Marapendi).
- A Amigos Unidos, em 1981, não fazia linhas para o Centro carioca, tarefa que começou a fazer em 1987, com a falência da Columbia Auto Ônibus. No entanto, a linha 175 era operada pela Mosa.
- Em 2010, as linhas 705, 706, 707 e 708 foram renumeradas, respectivamente, para 805, 806, 826 e 808.
- Os primeiros ônibus com piso baixo postos para circular no Rio de Janeiro foram destinados à Translitorânea Turística, novo nome da Amigos Unidos, boa parte para linhas destinadas ao Terminal Alvorada.


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