sexta-feira, 4 de outubro de 2013

LINHA 457

A linha parece ter como embrião a linha 456 Méier / Copacabana (via Túnel Santa Bárbara), da qual tornou-se variante (mas num tempo em que variantes tinham códigos diferentes), vindo de bairros como Cascadura, Madureira e Vila Valqueire, que era um ponto de partida.

Sim, isso mesmo - Vila Valqueire já teve linha para Copacabana, e Madureira e Cascadura também. Hoje os moradores destes dois últimos bairros, se estão preparados para a caminhada, podem seguir duas opções: uma é andar, na Zona Norte, em direção ao bairro da Abolição, para pegar a atual 457 Abolição / General Osório (que nesta fase surgiu como "Abolição / Copacabana). Outra é pegar o 755 Cascadura / Gávea e caminhar, do Leblon, até a "Princesinha do Mar".

Sabemos que a atual 457 firmou sua demanda nos arredores de Abolição e Pilares. No entanto, houve uma lacuna até agora não resolvida na ligação Valqueire,Madureira e Cascadura a Copacabana. O ideal seria a criação de uma linha - proponho o código 458 - que iria, de Cascadura, para Quintino, Engenho de Dentro e Rua Dias da Cruz (Méier), pegasse o Grajaú (via Rua Lins de Vasconcelos, trecho entre as ruas Hermengarda e Cabuçu) e ir por Saens Peña, Praça da Bandeira, Av. Pres. Vargas e daí para o Túnel. Evidentemente, a linha seria 458 Vila Valqueire / General Osório.

A 457 original surgiu com a Uruguai, por volta dos anos 70 (talvez 1973 ou 1974, alguém esclareça melhor). Anos depois, a linha foi extinta. Em 1991, a linha voltou como "Abolição / Copacabana" através da Viação Acari, que sempre operou a linha, nesta fase.

A linha de Abolição recebia queixas por causa de poucos carros. Nos últimos anos, eram quinze circulando, o que, para uma cidade como o Rio de Janeiro é sinônimo de linha decadente. Felizmente parece que acabou, porque nas últimas semanas a linha conta com 40 carros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário