domingo, 6 de outubro de 2013

LINHA 350

Antigamente, havia uma linha de ônibus carioca, chamada 71 Irajá / Lapa, já considerada linha longa para os padrões da época e num tempo em que as linhas de ônibus regulares eram poucas e havia muitos transportes particulares de lotação. A Viação Central durante um bom tempo foi titular dessa linha, creio até que a empresa vivenciou os primeiros anos depois da reformulação do governo Lacerda que, renumerando as linhas de ônibus, transformou a antiga 71 na 350 Irajá / Passeio.

Não sei ainda a lista completa das empresas que operaram a linha, mas sabe-se que a Auto Forte segurou a 350 nos anos 70, e no final da mesma década passou a responsabilidade para a Federal Auto Ônibus. Com a lei estadual que determinava que as empresas de ônibus não poderiam ter menos de 120 carros, aplicada pela segunda vez em 1981 (a primeira foi em 1972), a Federal foi absorvida pela empresa Rubanil, a atual titular da 350.

Pelo que tudo indica, a Rubanil, que há um bom tempo adota o mesmo visual da Transportes América, manteve sempre a tutela da 350. Sabe-se que, volta e meia, a Rubanil e a América trocavam de linhas, com a Rubanil pegando da América linhas como 377 e 665 e a América pegando da Rubanil a 629 e 685, mas não há registro que a Rubanil tenha feito o mesmo com a 350. Eu e minha família pegávamos entre 1980 e 1982 para ir do Passeio à Rodoviária Novo Rio.

Nos anos 90, surgiu uma variante rodoviária da 350, a 1201 Passeio / Irajá, que anos depois foi extinta por baixa demanda. Seu percurso seguia a Av. Brasil direto, só igualando em percurso à 350 do Passeio à Zona Portuária.

A simpática 350 foi vítima de um terrível episódio em 2005. Nas 22:30 do dia 29 de novembro, um ataque de um grupo de traficantes queimou um ônibus da linha, matando cinco passageiros e ferindo 14. Pouco depois, os chefes do tráfico mataram o responsável pelo incêndio, não por razões humanitárias, mas porque atitudes assim são consideradas precipitadas e poderiam servir de pretexto para operações policiais mais enérgicas.

Do contrário da linha 174, que teve que mudar seu código, a 350 no entanto não teve seu código nem seu percurso alterado. A linha continua na sua rotina, normalmente.










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