segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TIJUQUINHA EM LINHAS PARA A LEOPOLDINA

Quando a Auto Viação Tijuca surgiu, suas primeiras linhas eram S031 e s032, dois diferentes ramais ligando Campo de São Cristóvão e Usina. Não se sabe por que cargas d'água o ramal acabou, sem ser rigorosamente compensado, pois o máximo que se tem é o pessoal de São Cristóvão dar uma caminhada até a Avenida Francisco Bicalho para pegar os ônibus. Na volta, fica mais complicado. Em qualquer hora de pouco movimento nos arredores de São Cristóvão, a coisa fica pior ainda.

Em todo caso, este é o raciocínio das autoridades que mexem com o transporte coletivo. Parece que o passageiro é meio pagador de promessas, segundo as autoridades. Nem a Fábio's para ajudar, puxando sua linha 489L do fim de linha de Saens Peña para o terminal da Usina. O pessoal de São Cristóvão ou vai só para Saens Peña (634 e 489L), ou então dá uma caminhada para a Francisco Bicalho ou o Terminal Padre Henrique Otte para pegar ônibus para Usina. Na volta, se for de noite ou em qualquer horário de pouco movimento, o jeito é saltar na Francisco Bicalho e investir em escolta policial. E blindar o corpo para não ser atingido por alguma bala perdida.

Bom, vamos ver aqui as fotos dos ônibus da Auto Viação Tijuca, desde 1964, com os carros das Carrocerias Metropolitana, passando por 1969 com um ônibus passando na Av. Francisco Bicalho (cena extraída do filme "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade) e, pulando para os tempos de hoje, com os ônibus das linhas 233 e 234, ligando Rodoviária à Barra da Tijuca. E atualmente as linhas possuem outros números, e reforçaram a ligação com ramais até o Recreio ou passando pela Linha Amarela.


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