Para festejarmos os 40 anos da Ponte Rio-Niterói, colocamos uma pequena galeria para fazer a nossa homenagem à essa grande rodovia que passa sobre a Baía da Guanabara.
Aqui mostramos mais fotos da Ponte Rio-Niterói de diversas épocas, desde a inauguração até alguns anos mais recentes, passando até mesmo por uma imagem de um comercial que inaugurou a Fiat do Brasil, gravado na ponte.
A postagem também inclui fotos anteriores à ponte, como uma barca da antiga empresa Frota Carioca, uma das concessionárias da travessia Praça Arariboia - Praça 15, e uma outra barca destinada a transportar automóveis.
A barca da Frota Carioca ainda possui um exemplar circulando atualmente, sob a responsabilidade da Barcas S/A / CCR, e a foto que mostramos é de 1957.
FOTO 01 - Barco que transportava automóveis, motos, bicicletas e pequenos caminhões na travessia Praça Arariboia - Praça 15, em 1967.
FOTO 02 - Rampa de descida da então futura Ponte Rio-Niterói, na altura da Av. Brasil, em São Cristóvão, em 1971
FOTO 03 - Vista das obras da Ponte Rio-Niterói no bairro carioca do Caju, em 1973.
FOTO 04 - Ponte Rio-Niterói em construção, em 1973
FOTO 05 - Reconstituição de um ônibus da Auto Viação Leblon, uma das primeiras a servir a ponte, na linha 996, que para Niterói se limitava a ir ao Canto do Rio, não para Charitas, que só ocorreu depois com os túneis de ligação entre Icaraí e São Francisco.
FOTO 06 - Turismo de barca, com a Ponte Rio-Niterói no fundo, por volta de 2007.
FOTO 07 - Vista panorâmica da Ponte Rio-Niterói, por volta de 2008.
FOTO 08 - Cachorro complicando o tráfego na Ponte Rio-Niterói, em 18 de outubro de 2012.
FOTO 09 - Trecho da Ponte Rio-Niterói com seus viadutos para o Caju e São Cristóvão, registradas pela câmera da SET-Rio, em 2012.
FOTO 10 - Barca passando pela Baía da Guanabara, quando a ponte era apenas uma proposta que não sairia do papel, em 1957.
Tive o privilégio de participar na construção da Ponte Rio - Niterói e ver emergir do fundo da Baia de Guanabara uma grandiosa obra. Comecei a trabalhar na construção da Ponte, como auxiliar técnico, em setembro de 1970. Era jovem, esforçado, destemido e entusiasmado com aquele gigantesco canteiro de obra, no mar e em terra, e logo fui promovido. Na construção da ponte foram utilizadas pela primeira vez, tecnologias inovadoras, como ilhas flutuantes com equipamentos de perfuração de tubulões, treliças de lançamento e dois equipamentos de colocação de aduelas. Há 40 anos a gente estava à frente do mundo inteiro. Congratulações a todos os colegas, que com muito esforço, sacrifício e coragem, trabalharam na construção da Ponte.
ResponderExcluirDaniel Bonfim Bello