A linha parece ter como embrião a linha 456 Méier /
Copacabana (via Túnel Santa Bárbara), da qual tornou-se variante (mas
num tempo em que variantes tinham códigos diferentes), vindo de bairros
como Cascadura, Madureira e Vila Valqueire, que era um ponto de partida.
Sim, isso mesmo - Vila Valqueire já teve linha para Copacabana, e
Madureira e Cascadura também. Hoje os moradores destes dois últimos
bairros, se estão preparados para a caminhada, podem seguir duas opções:
uma é andar, na Zona Norte, em direção ao bairro da Abolição, para
pegar a atual 457 Abolição / General Osório (que nesta fase surgiu como
"Abolição / Copacabana). Outra é pegar o 755 Cascadura / Gávea e
caminhar, do Leblon, até a "Princesinha do Mar".
Sabemos que a atual 457 firmou sua demanda nos arredores de Abolição
e Pilares. No entanto, houve uma lacuna até agora não resolvida na
ligação Valqueire,Madureira e Cascadura a Copacabana. O ideal seria a
criação de uma linha - proponho o código 458 - que iria, de Cascadura,
para Quintino, Engenho de Dentro e Rua Dias da Cruz (Méier), pegasse o
Grajaú (via Rua Lins de Vasconcelos, trecho entre as ruas Hermengarda e
Cabuçu) e ir por Saens Peña, Praça da Bandeira, Av. Pres. Vargas e daí
para o Túnel. Evidentemente, a linha seria 458 Vila Valqueire / General
Osório.
A 457 original surgiu com a Uruguai, por volta dos anos 70 (talvez
1973 ou 1974, alguém esclareça melhor). Anos depois, a linha foi
extinta. Em 1991, a linha voltou como "Abolição / Copacabana" através da
Viação Acari, que sempre operou a linha, nesta fase.
A linha de Abolição recebia queixas por causa de poucos carros. Nos
últimos anos, eram quinze circulando, o que, para uma cidade como o Rio
de Janeiro é sinônimo de linha decadente. Felizmente parece que acabou,
porque nas últimas semanas a linha conta com 40 carros.
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