Vemos agora um carro da Marcopolo Torino 99 que
pertenceu à Três Amigos já fora de sua frota, acomodado num posto de
venda em Curitiba. Pelo que se vê nas fotos, na verdade não é um carro,
porém mais de um, do referente modelo cuja remessa foi fabricada em
2000.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
NORMANDY
Galeria da tradicional empresa Normandy do Triângulo, de
origem paulista mas hoje sediada no Rio de Janeiro. Incluem três fotos,
as últimas desta seção, que eu tirei em Niterói da linha Pendotiba X Castelo, então servida pela empresa.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
ORIENTAL
Aqui vemos a Transportes Oriental em duas fases. Uma, do começo dos anos 70, com sua estampa da época nos modelos CAIO Jaraguá 1966 e Cermava 1967, e outra, mais recente, com CAIO Apache VIP 1, da fase das últimas tentativas de recuperação da empresa.
PARANAPUAN
Há cinquenta anos, o Jornal da Amig, Associação de
Moradores da Ilha do Governador, publicou uma charge, reproduzida pelo
site de O Globo, parodiando os problemas da empresa Paranapuan, numa
época em que a Viação Ideal já operava linhas no local. Pelo desenho, o
famoso papa-filas da empresa, o "cavalo mecânico" da FNM, foi desenhado
com uma dupla de jumentos no lugar da cabine do caminhão.
Mostraremos também duas fotos com a Ciferal Tocantins que a empresa teve na virada dos anos 70 até os 80.
Mostraremos também duas fotos com a Ciferal Tocantins que a empresa teve na virada dos anos 70 até os 80.
domingo, 26 de janeiro de 2014
EX-UTIL
Fotos de um antigo carro da empresa Util (União
Transportes Interestaduais de Luxo), que tem filial no Rio de Janeiro. O
veículo é integrante de uma remessa posta à venda.
EX-REAL
Fotos, de algum tempo atrás, com um ônibus da Marcopolo Viaggio GV da Real Auto Ônibus posto à venda.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
EX-PARANAPUAN
Esta foto faz parte do acervo dos anos 90 de Luiz
Bareza, o empresário e busólogo do Império Bus. Mostra um carro que era
Transportes Paranapuan, modelo CAIO Vitória 1989, provavelmente
estacionado num local de revenda de veículos. A foto foi colorizada por mim.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
LINHAS 209 E 210
A ligação do bairro do Caju com o resto da Cidade
Maravilhosa é precária. Já falamos que existiu uma linha, 674, que não
chegava ao Méier, começou com destino Triagem e terminou alcançando
apenas o Jacaré. Há também uma linha para o Jardim América, que até
serve a região de Bonsucesso e Penha, mas esta é outra história.
O que interessa aqui é falar da principal ligação, que é para o centro da cidade. A 209 durante anos seguiu essa missão, indo para a Praça 15 passando pelas avenidas Francisco Bicalho e Pres. Vargas, passando pela Tiradentes e, via Castelo, tinha como ponto final a referida praça do antigo destino final.
A linha era da Auto Viação Caju, que além de três fotos na CIA de Ônibus de Sydney Júnior, também aparece escondido numa foto da Av. Alfred Agache publicada na revista O Cruzeiro de 18 de setembro de 1970. A Caju foi adquirida pela Braso Lisboa, em virtude de lei que proibia a existência de empresas com menos de 120 ônibus. A Braso Lisboa tornou-se então uma das empresas tradicionais da 209.
Nos anos 80, foi criada uma variante, a 210 Caju / Praça 15, passando pela Zona Portuária, pegando o Terminal da Central. Também pega a Tiradentes, o Castelo e a Av. Alfred Agache, depois indo para a Av. Marechal Floriano em direção à Central.
Recentemente, a linha 209 teve seu percurso reduzido por conta da operação Metrô Ônibus (numa atitude inversa às linhas M92 e M93 para a Ilha do Governador, que surgiram nesta condição), virando "Caju / Estácio".
O que interessa aqui é falar da principal ligação, que é para o centro da cidade. A 209 durante anos seguiu essa missão, indo para a Praça 15 passando pelas avenidas Francisco Bicalho e Pres. Vargas, passando pela Tiradentes e, via Castelo, tinha como ponto final a referida praça do antigo destino final.
A linha era da Auto Viação Caju, que além de três fotos na CIA de Ônibus de Sydney Júnior, também aparece escondido numa foto da Av. Alfred Agache publicada na revista O Cruzeiro de 18 de setembro de 1970. A Caju foi adquirida pela Braso Lisboa, em virtude de lei que proibia a existência de empresas com menos de 120 ônibus. A Braso Lisboa tornou-se então uma das empresas tradicionais da 209.
Nos anos 80, foi criada uma variante, a 210 Caju / Praça 15, passando pela Zona Portuária, pegando o Terminal da Central. Também pega a Tiradentes, o Castelo e a Av. Alfred Agache, depois indo para a Av. Marechal Floriano em direção à Central.
Recentemente, a linha 209 teve seu percurso reduzido por conta da operação Metrô Ônibus (numa atitude inversa às linhas M92 e M93 para a Ilha do Governador, que surgiram nesta condição), virando "Caju / Estácio".
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